domingo, 6 de janeiro de 2008

COMO SERÁ 2008?

Que futuro nos reserva 2008? Pergunta pertinente e muito provavelmente sem uma resposta positiva!
Não se trata de ser pessimista mas sim realista. A verdade é que 2008 começou trazendo os problemas que 2007 deixou.

O petróleo esbarrou nos 100 dólares, máximo histórico que muitos diziam não alcançar... Sinónimo de aumento do preço dos combustiveis e seus derivados e consequente menor poder de compra.
Aumentos irrisórios dos ordenados e pensões, decréscimo da qualidade de vida e empobrecimento da população em geral são factos de que não ns podemos alhear.
Crises em vários países, aumento da violência em países como Quénia, Mauritânia, Iraque, Afeganistão, Estado Palestiniano contribuem para a tensão mundial.
Catástrofes ambientais cada vez mais frequentes e em locais onde outrora seriam inimagináveis são agora possiveis devido aos estragos produzidos pela humanidade.
Eleições nos E.U.A. este ano, é sem dúvida um dos factores marcantes para o nosso futuro.
Nações emergentes como a China, Rússia e Venezuela terão um papel preponderante no nosso futuro!
Europa refém da Rússia, de onde provem a maior parte dos combústiveis fosseis não pode ignorar o seu presidente Putin que detém total poder nesta matéria. Será que muita gente ainda não entendeu que quem tem petróleo tem poder? E quem tem petróleo neste momento são países com uma "suposta" democracia, Rússia, Venezuela, E.U.A...
Lí há uns anos que normalmente quando há grandes depressões existem grandes guerras. Será esse o rumo a tomar?
Penso que temos muitas questões problemáticas para 2008 e a verdade é que ainda agora começou o ano já com enormes crises a nível mundial!
Esperemos que tudo se resolva e que possamos viver num planeta livre de conflitos!