terça-feira, 15 de janeiro de 2008

SAÚDE EM PORTUGAL

Não posso deixar de pensar nas dificuldades que o povo português tem em relação a cuidados de saúde. A grande maioria da população não tem possibilidades financeiras para recorrer aos serviços médicos privados e assim sujeita-se ás filas de espera intermináveis dos hospitais e centros de saúde públicos.
Tendo em conta que só para dar entrada num hospital são cobrados 10 euros mais os muito prováveis exames que também são pagos e ainda descontando um valor substancial para a segurança social, chego á conclusão de que ter acesso a cuidados de saúde em Portugal é um luxo.
Sem menosprezo pela classe médica que aliás, trabalha muitas vezes sem condições dignas para tal é de louvar a sua atitude e dignidade no desempenho das suas funções.
Tmbém o fecho de muitos s.a.p. e hospitais pelo interior do país dá que pensar... Então se querem combater a desertificação do interior retiram o bem mais básico e precioso, a saúde? Penso que é um erro crasso do Ministério da Saúde que não olha a meios para atingir os seus fins! Combater o défice da forma mais fácil é o objectivo e quem paga é o pobre. Então e os idosos que necessitam de óbvios cuidados de saúde? Será que as grávidas vão dar á luz outra vez nos palheiros? Meus senhores não brinquem com coisas sérias!
Reina a estupidez e crueldade para com os mais pobres que assim morrem nas urgências apinhadas por falta de pessoal e meios!
Fazemos parte da U.E.? Sim.
Somos um país desenvolvido? "Dizem que sim."

Pela vossa saúde!!!